Cronômetro Pomodoro
Cronômetro Pomodoro online flexível e fácil de usar. Acompanhe o tempo gasto em tarefas, mantenha o foco, analise dados e melhore a produtividade.
Completamente GRÁTIS.
O que é a Técnica Pomodoro
Pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo usada para melhorar a produtividade, que envolve trabalhar em intervalos de 25 minutos, separados por pausas de 5 minutos.
MELHORA O FOCO
Ao denominar uma tarefa a ser feita, você deverá comprometer-se a se focar integralmente nela.
REDUZ AS DISTRAÇÕES
Verifique suas redes sociais e e-mails somente quando o intervalo começar.
AUMENTA O COMPROMETIMENTO
O ato de iniciar o cronômetro dá a você o compromisso mental de começar a trabalhar na tarefa.
Como usar o Cronômetro Pomodoro do Clockify
Ativar o cronômetro Pomodoro
Clockify é um rastreador de tempo que tem um cronômetro Pomodoro integrado.
Começar o cronômetro
Inicie o cronômetro com um clique/toque. Você também pode escrever no que está trabalhando e categorizar sua atividade.
Fazer uma pausa
Após 25 minutos, você receberá uma notificação de que é hora de fazer uma pausa.
Seguir trabalhando
Depois de 5 minutos, você receberá uma notificação de que é hora de voltar ao trabalho.
Repetir
Todas as suas sessões de trabalho e pausas aparecerão na lista.
Ativar o Modo de Foco
Oculte os registros de tempo e outras distrações e veja apenas o tempo trabalhado e o tempo restante.
Fazer um longo intervalo
Após 4 sessões de trabalho (e 3 pausas), recompense-se com uma pausa mais longa de 30 minutos
Analisar a produtividade
Clockify divide todas as suas atividades para que você possa ver e analisar o seu nível de produtividade em um cronograma.
Sobre a Técnica Pomodoro
O que é o tempo Pomodoro?
O cronômetro Pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo que consiste em utilizar um cronômetro e trabalhar sem nenhum tipo de interrupção por 25 minutos seguido de uma pausa de 5 minutos. Cada intervalo é conhecido como Pomodoro, da palavra italiana para tomate, após o cronômetro de cozinha em forma de tomate. Esta técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 80.
Como funciona a técnica Pomodoro?
- Inicie o cronômetro
- Trabalhe por 25 minutos
- Faça uma pausa de 5 minutos
- Depois de quatro Pomodoros, faça uma pausa mais longa (20-30 minutos)
O que fazer durante uma pausa no Pomodoro?
Durante um intervalo de 5 minutos, você pode responder e-mails, retornar uma ligação, limpar, verificar as mídias sociais, assistir a um vídeo, tomar um café ou lanche, se levantar e alongar, fazer um exercício (polichinelos, flexões, abdominais), jogar dardos, olhar para a janela, ouvir música, relaxar com o seu animal de estimação, ou simplesmente relaxar e aproveitar sua pausa.
Por que o intervalo de trabalho no Pomodoro dura 25 minutos?
Não há nada mágico em 25 minutos. É simplesmente uma recomendação para começar, que não é nem muito curta nem muito longa. Dependendo de quem você é e do tipo de trabalho que você faz, você precisará ajustar o comprimento e encontrar seu próprio intervalo de trabalho ideal.
Por que o Pomodoro é eficaz?
Pesquisadores indicam que fazer várias coisas ao mesmo tempo é ruim, enquanto as pausas e rotinas regulares são boas para a produtividade. O Pomodoro é eficaz porque ajuda você a se concentrar em uma única tarefa, planejar suas pausas e distrações com antecedência, torna você mais responsável ao estabelecer uma rotina e ritmo em sua vida.
O Pomodoro também serve para estudantes?
Pomodoro foi desenvolvido inicialmente para ajudar os alunos a estudar. Mais tarde, a técnica se mostrou tão útil que se espalhou e foi adotada para uma ampla variedade de atividades. Pomodoro agora é usado para estudar, escrever, trabalho de escritório, desenvolvimento e qualquer outra profissão que exija foco e onde é preciso evitar distrações.
Benefícios do Pomodoro
Francesco Cirillo, o criador da Técnica Pomodoro, tinha problemas problemas de concentração enquanto estudava. Então ele decidiu usar um cronômetro para dividir o seu fluxo de estudo em intervalos de foco intenso e de descanso. E funcionou para ele e para milhões de outros praticantes da técnica Pomodoro.
Concentre-se nas tarefas e elimine interrupções
Para ter o tempo bem gerenciado é necessário eliminar a multitarefa. Quando você escreve no que vai trabalhar, você entrará em um estado de fluxo mais rápido.
Quanto mais você se desconectar do seu trabalho devido a interrupções, mais tempo você gasta se recolocando e dedicando-se ao que realmente quer fazer. Mas quando você se concentra em uma coisa por um longo período de tempo, terá mais probabilidade de se aprofundar nela.
Saiba quanto esforço as atividades realmente exigem de você
Acompanhe quantos Pomodoros uma tarefa leva e quantos Pomodoros você faz em um dia para que possa:
- Saber exatamente quanto tempo se gastou em uma tarefa
- Evitar subestimar o tempo e o esforço necessário
- Calcular com precisão quanto tempo uma tarefa similar levará para ser concluída no futuro
- Saiba quanto tempo reservar quando esta tarefa aparecer novamente
Melhora sua saúde
Se o seu trabalho consiste em ficar sentado olhando para uma tela o dia todo, seu corpo precisa de uma pausa. Os optometristas geralmente recomendam a regra 20/20/20 para evitar o cansaço visual: a cada 20 minutos passados olhando para uma tela, a pessoa deve desviar o olhar para algo a aproximadamente seis metros de distância (20 pés) e fixar a visão por 20 segundos.
Além de descansar os olhos, use o intervalo para se levantar, respirar profundamente e se alongar (o conselho comum é se levantar e se movimentar a cada 30 minutos).
Previne a exaustão
Ao ser capaz de fazer pausas curtas, você pode trabalhar por mais tempo sem se esgotar. Assim como caminhar ou se alongar dá ao seu corpo uma folga, deixar sua mente vagar lhe permite uma pausa mental.
As pausas dão à você a chance de resolver problemas sem que você se distraia durante o trabalho. Outro benefício é que, enquanto você está de folga, pode desperdiçar tempo, como verificar e-mails ou mídias sociais. Dessa forma, você não verificará seu e-mail durante o trabalho porque saberá que o intervalo está chegando.
Torna o trabalho gerenciável
Dividir seu dia em partes idênticas facilita a construção e o planejamento do seu dia. Isso ajuda você a pensar no seu tempo em termos de "Hmm, posso fazer mais quatro Pomodoros antes do almoço e mais quatro depois".
Motivação para completar tarefas
Quando você souber que iniciou o cronômetro, você se sentirá responsável porque seus registros de tempo sempre dirão a verdade.
Saber que o cronômetro está funcionando pressionará você para continuar trabalhando e evitar distrações. E o cronômetro de pausa evitará que você se perca no YouTube por horas.
Problemas com o Pomodoro
O maior problema no uso do Pomodoro é que o cronômetro impede que você se envolva totalmente e se aprofunde em uma tarefa. Outras questões são de natureza mais prática, como o que fazer se um cliente ligar para você no meio do Pomodoro.
Interrompimento do trabalho aprofundado
Pomodoro é ótimo quando você está fazendo tarefas que não quer fazer (como estudar para uma prova) ou tarefas que exigem pouca atenção (como copiar e colar dados). A curta duração dos Pomodoros e a promessa de uma pausa como recompensa encorajam você a manter o foco e fazer o que tem que fazer.
Mas tarefas criativas (como escrever ou codificar) sofrem quando você faz pausas frequentes. Limitar a quantidade de tempo que você gasta nessas tarefas o impedirá de mergulhar totalmente nelas. Quando você está empolgado e totalmente imerso em seu trabalho, o cronômetro tira você do seu estado de fluxo e o força a fazer uma pausa.
Isso causa frustração porque o interrompe quando você avança e está fazendo um progresso real. Além disso, quando você volta ao trabalho, precisa de tempo para voltar ao fluxo e se orientar.
Seguir o relógio é uma distração
Quando você está monitorando o tempo, é forçado a trabalhar mais do que o necessário. Às vezes você está exausto demais e o Pomodoro se arrasta para sempre e tudo o que você pensa é no intervalo de cinco minutos, que acaba rápido demais. Isso leva à verificação constante do cronômetro e à desconexão do trabalho. Quando você está tão consciente da passagem do tempo, é impossível dedicar toda a sua atenção ao trabalho.
Expectativas de trabalho pouco realista
Não é realista esperar que possas trabalhar sem qualquer interrupção. Às vezes a vida acontece e as coisas precisam de uma resposta imediata: alguém te convida para almoçar, você recebe um telefonema de um cliente ou você realmente precisa ir ao banheiro.
Há muitas boas razões para interromper o Pomodoro, mas fazê-lo enquanto estiver usando o Pomodoro fará você se sentir como se tivesse falhado (ou fará você se perguntar se esses 15 minutos contam como um Pomodoro parcial, que é considerado apenas o primeiro passo para o descrédito da técnica).
Não funciona para todos
Pomodoro funciona maravilhosamente quando você precisa de longos períodos de trabalho ininterrupto, mas precisa de motivação e uma proteção contra distrações. Como quando você está estudando, escrevendo ou programando. Mas se a sua profissão envolve muita colaboração, o Pomodoro só atrapalha.
Ajudar um membro da equipe e intensificar uma colaboração é mais importante do que se preocupar em interromper um Pomodoro. Pomodoro também não funciona em profissões onde você tem muitas tarefas pequenas para fazer ou você não pode dividir uma atividade em vários intervalos (por exemplo, cirurgia).
Pomodoro não funciona para você?
Para tirar o maior proveito do Pomodoro, você precisa personalizá-lo para se adequar ao seu estilo pessoal e requisitos de trabalho.
Encontre a combinação que funciona para você
Para alguns, 25 minutos é tempo suficiente para trabalhar sem perder o foco ou se distrair. Para outros, 25 minutos pode ser muito pouco. Se você gosta do conceito da técnica, pode fazê-la funcionar modificando seus acréscimos.
Não é realista para a maioria das pessoas na maioria dos empregos dividir o trabalho em 25 minutos. Às vezes você precisa de mais, às vezes menos e às vezes não precisa do Pomodoro. Trata-se de descobrir o que funciona melhor para você.
Por exemplo, se você descobriu que 25 minutos é muito pouco tempo para gastar em um trabalho que requer foco profundo, você pode dividir o tempo em acréscimos de 45 minutos com uma pausa de 15 minutos e fazer uma pausa maior após 2 ciclos.
Ou melhor, você pode dividir o dia em 4 blocos de 90 minutos de trabalho concentrado e 30 minutos de descanso. Isso lhe dará tempo de sobra para entrar no trabalho profundo e sentir que teve uma pausa satisfatória.
Adiar a pausa
Se você estiver imerso no trabalho e não quiser interromper seu foco, simplesmente ignore a notificação, deixe o cronômetro funcionar e faça uma pausa quando estiver pronto.
Se você acha que precisa de mais tempo para uma pausa, deixe o cronômetro funcionar para o intervalo e inicie o cronômetro quando voltar ao trabalho.
No final, Clockify mostrará exatamente quanto tempo você gasta trabalhando e descansando, para que você possa se corrigir no futuro sem ter que ser dependente do cronômetro rígido "você tem que fazer isso agora".
Rastrear suas distrações
A vida acontece. Em vez de resistir às interrupções, lide com elas e fique em cima delas. Dessa forma, sua equipe não sofrerá e você poderá acompanhar onde ela realmente gasta seu tempo.
Quando você é interrompido, pode iniciar um novo cronômetro a partir do teclado e preencher os detalhes. Ou, você pode descartar o tempo ocioso do cronômetro atual e adicionar manualmente o tempo gasto lidando com interrupções.
O fluxo de trabalho flexível facilita a alternância entre tarefas conforme necessário. Você nunca precisa "só atender essa ligação" enquanto tenta terminar um Pomodoro.